A história do rugby Pasteur caminha junto com a história do Liceu Pasteur em São Paulo.

Criado em 17 de maio 1923, o Lyceu Franco Brasileiro São Paulo foi rebatizado como Liceu Pasteur em 1941 na rua Mairinque. Em 1964, é inaugurado o Lycée Pasteur, unidade localizada na rua Vergueiro e dedicada ao ensino bilingue.

Neste mesmo ano 1964, fundada pelos alunos franceses Martial Massin (centro e capitão) e Marcel Steff (scrum half), nasce a primeira equipe de rugby Pasteur treinando no campo de futebol da unidade da rua Mairinque. Esta equipe venceu o campeonato paulista juvenil 1964 (foto).

Em 1981, sob a iniciativa do seu primeiro presidente, René Taulère, o Pasteur Rugby oficializa sua existência como clube sob o nome Pasteur Athlétique Club – PAC.

A língua em campo era o francês até os anos 80 quando começaram jogar atletas vindos de outras equipes e o português passou a ser a língua oficial, mantendo o tradicional “allez les Bleus” para motivar todos.

O Pasteur Rugby é uma equipe de mais de 1.300 apaixonados entre ex-jogadores, jogadores masters, adultos, juvenis e infantis, além de uma torcida eleita como a maior do Brasil em 2017. Nos campos, as equipes femininas e masculinas, de todas as categorias, reúnem mais de 300 jogadores com idades de 7 aos 65 anos sem contar os diversos colaboradores, professores e voluntários.

Desde 2009 contribui para a integração social através do rugby para crianças a partir dos 7 anos de idade, relacionando-se para o recrutamento e formação de jogadores diretamente com projetos sociais como Rugby Para Todos (comunidade de Paraisópolis), Arca do Saber, Hurra e Fundação Julita. Atualmente, mais de 30% dos efetivos vem de comunidades formando um projeto socio-esportivo único, multicultural e de longa duração.

Há 55 anos o Rugby Pasteur contribui com a história do rugby brasileiro, incentivando e desenvolvendo iniciativas para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Desde sua fundação, o Pasteur forma e profissionaliza jogadores para a seleção brasileira.

O Pasteur é a 2ª marca viva de rugby mais antiga do Brasil.