Socioeducativo

Investindo nas nossas e nos nossos atletas fora de campo

Quem somos

O Pasteur Rugby sempre prezou, historicamente, pelo investimento nos seus e nas suas atletas, dentro e fora de campo. O clube, ao longo dos anos, vem investindo cada vez mais em profissionais qualificados, plataformas e projetos que motivem o desenvolvimento e comprometimento dos (as) atletas.

No início de 2020 surge o setor do Socioeducativo com duas profissionais na linha de frente: Tisse Laskeviz, profissional com longa experiência em ONGs e projetos sociais e a psicóloga Lilian Rios, atuando como educadora em diferentes frentes de pesquisa e desenvolvimento de projetos educacionais.

Atualmente (desde dezembro de 2023) o setor Socioeducativo é coordenado por Valéria Sapienza, Psicóloga Esportiva com longa experiência em treinamento e desenvolvimento comportamental, atuando ativamente com projetos sociais e esportivos dentro do Rugby desde 2001 (universitário, desenvolvimento e alto rendimento).

O setor é responsável por desenvolver e aprimorar projetos de cunho social e/ou educativo, a fim de oferecer melhores oportunidades e acolhimento para todos e todas. O setor tem como objetivo criar projetos e plataformas que abranjam todas as categorias do clube, do Petit ao Master, feminino e masculino. A frente de trabalho poderá se estender desde programas educacionais, com o acompanhamento das profissionais encarregadas, a ações mais pontuais.

Compromisso Social

A diversidade sempre existiu, sendo, por diversas vezes, motivo de guerras, fundamentalismos e genocídios de populações inteiras, seja por sua cor, religião, sexo, gênero, nacionalidade ou orientação sexual.

O espaço da educação, assim como prevê a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é responsável e tem como compromisso social em preparar a criança e adolescente para conviver com a diferença a fim de garantir a construção de um projeto de cidadania que seja livre e respeite as diferenças.

Além disso é compromisso social de todo espaço educativo zelar pela proteção e desenvolvimento integral da criança e do adolescente, zelando pela garantia dos seus direitos. Segundo o Art 1° do Estatuto, a criança e o adolescente têm direito à proteção integral em todos os aspectos e em toda e qualquer condição (seja ela irregular ou não) em que se encontre, tendo isto como uma prioridade absoluta, ou seja, prioridade total aos direitos da criança e do adolescente.   

Sendo assim, a missão do Socioeducativo do Pasteur Rugby, como espaço educativo, é zelar por este compromisso social e desenvolver projetos que não só garantam o direito e acesso à educação, esporte e lazer, mas também proporcionar o desenvolvimento integral (físico, mental e social) de todos e todas as atletas, através de ações, projetos e acompanhamento por parte de toda equipe intersetorial e interdisciplinar do Pasteur Rugby. Fortalecendo o comprometimento do Pasteur Rugby com seus/suas atletas, dentro e fora de campo. Acolhendo a comunidade Pasteur Rugby e potencializando o caráter e frente educativa do esporte e do Rugby, a fim de desenvolver não só o (a) atleta dentro do esporte, mas como indivíduos.

Nossas frentes de trabalho

Acolhimentos

Espaço de escuta e cuidado para atletas, staffs e membros da comunidade.

Cadastro PAC

 Mapeamento das informações pessoais de todos (as) atletas do clube.

Bolsa Galo

Nosso programa de bolsas de estudo em grandes universidades do Brasil

PAC Contra o violência

Proteção ao bulling, abuso, importunação, assédio moral e sexual.

Manual do Atleta

Informações sobre funcionamento do PAC para atletas, staffs, voluntários, parceiros e patrocinadores.

Parcerias e Convênios

Veja as universidade e demais parceiros que nosso setor socioeducativo tem. 

NOVIDADE DOS GALOS E GALETAS?
SIGA NOSSO clube NAS REDES SOCIAIS

ONDE ESTAMOS?

Colégio Liceu Pasteur
Rua Mairinque, 256 - Vila Clementino/SP
(Próximo ao Metrô Santa Cruz)

NOSSOS HORÁRIOS
DE ATENDIMENTO

SEGUNDA A QUINTA:
09:00-22:00

SÁBADO:
10:30 - 13:30

SEXTA E DOMINGO:
NÃO ATENDEMOS